Um motorista identificado como Vitor Venturote, de 25 anos, morreu em um grave acidente entre um carro e um caminhão por volta de 11:00h do sábado (02 de setembro), no km 40 na BR-259, próximo ao distrito de Baunilha em Colatina. Por volta de 12h, o trânsito no local funcionava no sistema pare e siga.
------
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), “o automóvel ultrapassou uma fila com mais ou menos 5 veículos e depois colidiu frontalmente com o caminhão”. O carro seguia sentido Baixo Guandu a Vitória, e o caminhão, sentido Vitória a Baixo Guandu.
------
O motorista do caminhão foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Silvio Avidos. Segundo familiares, ele está passando por vários exames, pois sente dores no tórax e está abalado psicologicamente devido ao acidente.
------
O motorista Vitor Venturote Delazari, era morador do bairro Carlos Germano Naumann, em Colatina, e deixa uma filha de 6 anos.
------

Foto: Reprodução
------

Foto: Reprodução
------

Foto: Reprodução
------
Veja os vídeos:
Vídeo: Reprodução Redes Sociais
------
Vídeo: Reprodução Redes Sociais
------
Jovens: as principais vítimas do Trânsito
A violência no trânsito é a maior causa de morte de jovens no mundo. No Brasil, ela é responsável pela morte de mais de 40.000 pessoas todos os anos.
------

Foto: Reprodução
Os últimos levantamentos da ONU mostram que os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo.
------
Segundo os dados oficiais, mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito todo o ano no mundo. O Brasil está no 4º lugar do ranking de países com maior quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, segundo pesquisa do Instituto Avante Brasil.
------
Um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária indica que jovens do sexo masculino e de idade entre 18 e 25 anos compuseram mais de 28% das vítimas fatais nos acidentes de trânsito em 2013.
------
Os números são assustadores e mostram que o problema da negligência no trânsito ainda é muito relevado. Os jovens estão entre os mais atingidos em razão do estilo de vida ao qual estão geralmente associados.
------
Dirigir alcoolizado e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes entre jovens. No entanto, dirigir e utilizar o celular para mandar mensagens instantâneas começa a aparecer como um grande desencadeador de acidentes.
------
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o ato de dirigir e mandar ou ler mensagens de celular aumenta em 23 vezes o risco de se envolver em acidentes.
------
A implementação da “Lei Seca” (nº 11.705/2008), em 2008, foi uma tentativa de diminuir os acidentes de trânsito motivados pela direção sob efeito de álcool.
------
Um levantamento do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostra que, entre o período de 2001 e 2010, em uma comparação entre os números de mortes por acidente de trânsito antes e depois da implementação da “Lei Seca”, a ocorrência de óbitos no estado de São Paulo diminuiu em 16%.
------
A lei determina que a ocorrência de concentração de álcool no sangue maior que 0,05 miligramas por litro de sangue é considerada uma infração administrativa, sendo passiva de punição de até 12 meses de suspensão da carteira de motorista.
------
Caso a medição resulte em 0,36 miligramas por litro ou mais, o condutor fica sujeito à punição de seis meses a três anos de reclusão penal.
------
Campanhas educativas são a maior aposta do governo no combate à negligência no trânsito e às consequentes mortes. Os custos da violência no trânsito, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ultrapassou os 30 bilhões de reais entre os anos de 2011 e 2013.
------
Entender os riscos e os custos que nossas ações no trânsito geram parece ser o caminho para tentar frear a tragédia que vemos em nosso dia a dia nas ruas de nossas cidades.
Mais importante que o custo econômico é o custo de vidas humanas que são perdidas por descuidos que podem ser evitados.
Algumas informações: Colatina em Ação / Mundo Educação
Digite no Google: Cerqueiras Online
Siga nossas redes sociais.
🟪 Instagram: instagram.com/cerqueirasonline
🟦 Facebook: facebook.com/cerqueirasonline
----------------------
----------
O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.