Reportagem e imagens: Aristides dos Santos / Crédito das informações: Governo Federal – entrevistados
EMERGÊNCIA NA ZONA DA MATA: GOVERNO FEDERAL LIBERA R$ 16,4 MILHÕES, ENTREGA 50 AMBULÂNCIAS, ENVIA 2,5 TONELADAS DE INSUMOS, GARANTE MORADIA GRATUITA, SAQUE EMERGENCIAL DO FGTS E ACELERA RECONSTRUÇÃO APÓS 61 ÓBITOS CONFIRMADOS EM JUIZ DE FORA
------
Atualização oficial às 20h de sábado, 28 de fevereiro de 2026, confirma 61 óbitos, mais de 8.584 desabrigados e desalojados e 2.679 ocorrências registradas pela Defesa Civil; pacote federal contempla Juiz de Fora, Ubá, Matias Barbosa e toda a Zona da Mata Mineira
------
Portal Cerqueira Notícias, de Leopoldina/MG, foi convidado pelo Cerimonial da Presidência da República para acompanhar o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a prefeita Margarida Salomão; prefeitos da região participaram, com destaque para José Damato Neto (Ubá), Maurício dos Reis Domingos (Matias Barbosa) e Pedro Augusto Junqueira Ferraz (Leopoldina)
Foto: Aristides dos Santos
------
JUIZ DE FORA, sábado, 28 de fevereiro de 2026 — Durante pronunciamento na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, na Avenida Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um conjunto amplo e estruturado de medidas emergenciais para o enfrentamento da tragédia climática que atingiu a Zona da Mata Mineira.
Às 20h, a Prefeitura de Juiz de Fora, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual registraram:
- 61 óbitos confirmados
- Mais de 8.584 desabrigados e desalojados
- 2.679 ocorrências registradas pela Defesa Civil de Juiz de Fora desde a última segunda-feira
------
O presidente iniciou sua fala reconhecendo a gravidade da situação, enfatizando que as vidas perdidas não podem ser devolvidas, mas que o Governo Federal está mobilizado para responder à emergência com ações imediatas e estruturantes.
Ele ressaltou que, embora Juiz de Fora concentre o maior número de perdas humanas e Ubá tenha sido severamente castigada pelo evento climático extremo, os recursos anunciados são destinados a toda a Zona da Mata Mineira, incluindo municípios como Matias Barbosa, que também sofreram prejuízos materiais.
Foto: Aristides dos Santos
------
Participaram da agenda o ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha; o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio Luiz França Gomes, entre outros ministros e autoridades federais, além do senador Rodrigo Pacheco, da deputada federal Ana Pimentel e prefeitos de diversas cidades afetadas.
------
SAÚDE: R$ 16,4 MILHÕES E AÇÃO FEDERAL AMPLIADA
O Governo Federal anunciou a liberação de R$ 16,4 milhões para reforçar a assistência à saúde na região, sendo:
- R$ 12,5 milhões para ações emergenciais imediatas
- R$ 3,8 milhões para habilitação e ampliação de novos serviços
Foram entregues 50 ambulâncias do SAMU 192, beneficiando 147 municípios direta ou indiretamente.
O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, presidente do SAMU/CISDESTE, destacou a importância da entrega e a articulação institucional que viabilizou a chegada dos veículos.
------
Representando o SAMU/CISDESTE, estiveram presentes:
- Denys Arantes Carvalho – Secretário Executivo
- Ully Carraca – Coordenadora de Urgências
- Alessandro Teixeira de Moraes – Coordenador de Enfermagem
- Francini Tavares – Gerente de Logística
- Bruno Pereira Nunes – Coordenador de Frota
Foi confirmado que São João Nepomuceno receberá uma USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel).
------
CARRETA DE EXAMES E UNIDADES MÓVEIS
Uma carreta do programa Agora Tem Especialistas, equipada com tomografia computadorizada e ultrassonografia, iniciará atendimento a partir de segunda-feira (2) em Juiz de Fora e permanecerá pelo tempo que for necessário, com o objetivo de desafogar hospitais e acelerar exames represados.
O presidente afirmou que não houve danos estruturais aos hospitais principais da região, porém foram destruídas:
- 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Ubá
- 2 UBS em Juiz de Fora
------
Entram em funcionamento 6 unidades móveis (trailers) da Força Nacional do SUS:
- 2 em Juiz de Fora
- 4 em Ubá
A Força Nacional do SUS está na região desde terça-feira (24) com 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e especialistas em logística. Já foram realizados cerca de 14 mil atendimentos psicológicos.
Foto: Aristides dos Santos
------
INSUMOS, MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA DIRETA
Foram enviados 9 kits emergenciais, cada um contendo:
- 16 insumos estratégicos
- 32 medicamentos
Cada kit tem capacidade para atender até 1.500 pessoas por mês, totalizando potencial de 13.500 atendimentos mensais.
------
Foram enviadas ainda 2 toneladas e meia de insumos e medicamentos, com reforço para tratamento de hepatite, diarreia e doenças crônicas.
Também foram destinadas 318 mil fraldas infantis e geriátricas, metade voltada ao público idoso.
O Programa Farmácia Popular terá regras flexibilizadas para facilitar o acesso gratuito a medicamentos nas cidades atingidas.
------
MORADIA, FGTS E RECURSOS PARA RECONSTRUÇÃO
O presidente anunciou:
- Casas gratuitas para famílias desabrigadas
- Proibição de reconstrução em áreas de risco
- Possibilidade de compra assistida
- Saque emergencial do FGTS para trabalhadores atingidos
- Ampliação do Minha Casa Minha Vida Rural
- Linhas de crédito para pequenos e médios empresários
- Apoio a agricultores e trabalhadores urbanos
- Presença da Caixa Econômica Federal para agilizar liberações
------
Também foram anunciados:
- R$ 3 milhões para cidades mais afetadas
- R$ 16 milhões para hospitais de média complexidade
- R$ 5 milhões para auxílio-abrigamento de cerca de 5 mil desabrigados em Juiz de Fora
- 23 planos de ajuda humanitária em análise na Defesa Civil Nacional, somando cerca de R$ 50 milhões
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, esclareceu que os R$ 230 milhões executados pelo Estado de Minas Gerais são recursos originários do Governo Federal e que menos de 5% foram aplicados em prevenção a calamidades.
------
SÍNTESE DA FALA DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
O presidente afirmou que sua visita representa responsabilidade direta do Governo Federal e compromisso com a reconstrução. Garantiu apoio integral aos prefeitos na recuperação da infraestrutura urbana, da saúde, da educação e da habitação. Defendeu agilidade, menos burocracia e atuação integrada entre União, Congresso e órgãos de controle. Declarou que não importa partido ou posição política: havendo demanda real, haverá apoio federal. Enfatizou que as vidas perdidas não podem ser devolvidas, mas a dignidade das famílias será reconstruída.
------
Fala do Presidente da Caixa Econômica :
Vídeo: Reprodução Redes Sociais
------
SÍNTESE DA FALA DA PREFEITA MARGARIDA SALOMÃO
A prefeita afirmou que Juiz de Fora está profundamente marcada pelas 61 mortes e pelos danos estruturais. Destacou que áreas vulneráveis e regiões centrais foram atingidas, citando o Morro do Cristo como símbolo da ferida aberta na cidade. Agradeceu a presença do presidente e afirmou que a visita trouxe esperança à população. Garantiu que ninguém ficará sem casa, sem pertences ou sem assistência.
Veja o vídeo:
Vídeo: Reprodução Redes Sociais
Reportagem e imagens: Aristides dos Santos / Crédito das informações: Governo Federal – entrevistados

📰 SÍNTESE DA REPORTAGEM
⚫ 61 óbitos confirmados
🏠 Mais de 8.584 desabrigados e desalojados
📞 2.679 ocorrências registradas
🚑 50 ambulâncias – 147 municípios
🏥 6 unidades móveis do SUS
🚛 Carreta com exames pelo tempo necessário
🏚 4 UBS destruídas em Ubá; 2 em Juiz de Fora
💊 2,5 toneladas de insumos + 9 kits emergenciais
👶 318 mil fraldas distribuídas
💳 Saque emergencial do FGTS
🏠 Casas gratuitas e compra assistida
💰 R$ 50 milhões em planos de ajuda humanitária
------
Digite no Google: Cerqueiras Notícias
Entre em nosso Grupo do Whatsapp e receba as notícias em primeira mão
(clique no link abaixo para entrar no grupo):
https://chat.whatsapp.com/Ejw50ZcjC5D1ewT1WdWw1E
Siga nossas redes sociais.
🟪 Instagram: instagram.com/cerqueirasnoticias
🟦 Facebook: facebook.com/cerqueirasnoticias
----------------------
----------
O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Cerqueiras Notícias reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Cerqueiras levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

































