Em 2024, foram 88 unidades inauguradas no estado, com destaque às modalidades de atacarejo e vizinhança que, juntas, somaram 78 novas unidades.
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Minas Gerais receberá 80 novas lojas de supermercados em 2025. Para os lançamentos, o setor deve investir R$ 1,2 bilhão até dezembro e contratar no mínimo 8.400 novos funcionários. A projeção é da Associação Mineira de Supermercados (Amis), e foi divulgada na quinta-feira (06 de março), com os resultados de 2024.
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Em 2024, foram 88 unidades inauguradas no estado, com destaque às modalidades de atacarejo e vizinhança que, juntas, somaram 78 novas lojas. O presidente-executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, citou que apesar das projeções de expansão, o setor segue com dificuldades para contratação de mão de obra.
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A necessidade de funcionários é geral, para todos os setores dos supermercados, desde as áreas operacionais aos setores administrativos.

Foto: Reprodução
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“Como vários outros segmentos empresariais, tivemos muita dificuldade de contratar pessoas em 2024, o que deve se repetir este ano. Mas vamos continuar investindo em atração de talentos, em treinamentos e desenvolvimento do colaborador”, assinalou Claret.
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A previsão não leva em consideração a incorporação de redes, como a aquisição do Bretas pelo Supermercados BH. Atualmente, em Minas, são 47 mil lojas, de acordo com a Amis. Antônio Claret afirmou que assim como em 2024, as novas unidades abertas em 2025 deverão ter como destaque as modalidades de atacarejo e vizinhança.
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“E esses supermercados de vizinhança são aqueles que a gente chama de loja de bairro. E até grandes redes como o BH, o EPA, entram nisso como lojas pequenas, médias e maiores”, salientou.
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Negociações entre redes
O presidente-executivo da Amis sinalizou que as aquisições de redes de supermercados são positivas ao mercado.
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Supermercados BH adquire rede Bretas, fundada na década de 50 no interior de Minas. Foto: Reprodução
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Recentemente, o Supermercados BH concluiu a compra de 54 lojas do Bretas em Minas e concretizou a aquisição de unidades do Grupo Canguru no Espírito Santo. O Dia, que encerrou atividades em Belo Horizonte, também teve lojas convertidas para o Meu Prata.
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“Esse é um movimento que eu diria que é natural do setor há décadas. Essa movimentação acontece ao longo do tempo e vai continuar acontecendo, porque são oportunidades que as empresas têm. Nós temos um mercado muito pulverizado com 47 mil lojas em Minas e realmente o consumidor tem opção de buscar”, disse.
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Supermercados BH compra rede Bretas, em Minas, por R$ 716 milhões
Com o maior faturamento do setor entre as empresas de Minas Gerais, o Supermercados BH expande seus planos de negócio com a compra do braço mineiro da rede Bretas, criada na década de 50 no interior no Estado.
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A aquisição, no valor de R$ 716 milhões, foi confirmada na noite da sexta-feira (07 de fevereiro) pela Cencosud, multinacional chilena que detinha a marca Bretas desde 2010.
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O negócio inclui todos os 54 supermercados Bretas em Minas, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição e os estoques, equipamentos e outras instalações da empresa.
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No comunicado inicial da venda, a Cencosud. não esclarece se os supermercados Bretas adotarão a bandeira BH ou se manterão o antigo nome sob a nova administração.
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Foto: Reprodução
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A reportagem questionou o Supermercados BH sobre mais detalhes da compra e aguarda retorno. Em Goiás, onde há 26 Bretas, a operação prossegue normalmente e administrada pela Cencosud.
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O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Negócios desse patamar entre empresas do mesmo setor são avaliados pelo órgão federal a fim de garantir a livre concorrência e evitar práticas de monopólio de mercado.
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A compra do Bretas aprofunda a expansão do Supermercados BH no interior de Minas. Em 2024, a rede inaugurou 18 unidades no Estado, grande parte delas no interior, desde cidades de grande porte, como Uberlândia, a municípios menores, como Rio Casca, que tem menos de 13 mil habitantes.
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Os dados públicos mais recentes de faturamento da rede são de 2023, quando ela faturou R$ 17 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). É o quinto maior volume do país e o primeiro de Minas.
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Nacionalmente, a liderança é do Carrefour, que acumulou R$ 115,45 bilhões naquele ano.
Algumas informações: O Tempo
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